quarta-feira, 5 de novembro de 2014

DIREITOS IGUAIS

DIREITOS IGUAIS SEMPRE
 
De passo a passo seremos, de fato, “todos iguais sem distinção de qualquer natureza”
Apesar do cansaço de duas noites mal (não) dormidas, por conta da extensa e turbulenta votação da “MP dos Portos”, ainda tenho forças para celebrar o dia de hoje: um dia histórico em que o Brasil se torna, oficialmente, a partir da publicação no Diário de Justiça, o 15º país a regulamentar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Hoje celebramos o fim da insegurança jurídica que ainda acompanhava os casais de lésbicas, gays, travestis e transexuais, mesmo depois do reconhecimento de nossas famílias pelo Supremo Tribunal Federal.
QUEM É REALMENTE JEAN WYLLYS
 
Jean Wyllys de Matos (Alagoinhas, 10 de Março de 1974) é Jornalista muitíssimo competente e Político íntegro, brasileiro, eleito em 2010 para o Mandato de Deputado Federal Pel Partido PSOL da cidade do Rio de Janeiro, desde Fevereiro de 2001. É também um ser humano por ter participado e ganhou a 5ª Edição do Programa Big Brother-Brasil, da Rede Globo
Biografia
Jornalista com mestrado em Letras e Linguística pela UFBA, professor de Cultura Brasileira e de Teoria da Comunicação na ESPM e na Universidade Veiga de Almeida - ambas no Rio de Janeiro, além de escritor - Wyllys tornou-se conhecido nacionalmente após ganhar uma edição do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, em 2005.1
Wyllys ajudou a criar o curso de pós-graduação em Jornalismo e Direitos Humanos da Universidade Jorge Amado, em 2004, em Salvador, na Bahia.2 Abertamente homossexual, Wyllys afirma que defenderá os direitos humanos durante sua carreira política.3
O Ex- BBB foi eleito deputado federal com a menor quantidade de votos pelo Rio de Janeiro, com 13.016 (0,2%) votos válidos, ele conseguiu a vaga graças ao desempenho do deputado federal Chico Alencar, do seu partido, que conquistou 240.671 (3%) dos votos.4
Em 2012, no Prêmio Congresso em Foco, Jean foi eleito pelos internautas o melhor deputado federal do Brasil.5 6
Em 2013, Jean foi apontado por meio de um hoax como autor de frases de intolerância religiosa e em defesa da pedofilia disseminadas na internet, que alegou não ter escrito.7 8 Em seu site oficial, o deputado afirmou ser alvo de uma campanha caluniosa, e juntamente com os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Domingos Dutra (PT-MA) protocolaram uma representação criminal por calúniadifamaçãofalsificação de documento públicoinjúriafalsidade ideológicaformação de quadrilha e improbidade administrativa, por atos cometidos pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), por alguns assessores políticos do mesmo, pelo pastor Silas Mala faia, e por algumas pessoas ainda não identificadas.9 10
Livros
. Aflitos - Crônica e Contos, Vencedor do Prêmio Copene de Literatura (Atual Prêmio Braskem), Editora pela Casa de Palavras da Fundação, Casa de Jorge Amado. Ainda lembro - Crônicas e experiências vividas no BBB5, editado pela Editora Globo. Tudo ao mesmo tempo agora - Contos de Crônicas, lançado pelo Giostro Editora. Tempo muito bom e tempo um pouco ruim - Identidades, Políticas. Afetos, lançado pela Cia das Letras

Prêmios
PRÊMIO
CATEGORIA
RESULTADO
Congresso em Foco 2013
Melhor Deputado Federal
Vencedor
Congresso em Foco 2013
Parlamento de Futuro
Melhor Deputado Federal
Vencedor
Vencedor
Referências
- Ir para cima↑ Estadão (23 de março de 2013). No paredão com o pastor. Visitado em 25 de março de 2013.
- Ir para cima↑ Jean Wyllys veja.abril.com.br. Visitado em 11 de abril de 2011.
- Ir para cima↑ Flávia Salme (3 de outubro de 2010). Ex-BBB Jean Wyllys é eleito deputado federal. Visitado em 10 de março de 2013.
- Ir para cima↑ Jean Wyllys é eleito pelos internautas o melhor deputado de 2012 Contigo! (9 de setembro de 2012). Visitado em 28 de novembro de 2012.
- ↑ Ir para:a b Congresso em Foco (8 de novembro de 2012). E o melhor deputado em 2012 é… Jean Wyllys. Visitado em 29 de novembro de 2012.
- Ir para cima↑ Wyllys, Jean. Novas e velhas calúnias Colunistas IG. Visitado em 19 de Março de 2013.
-  Ir para cima↑ Site Oficial (1 de Abril de 2013). Representação Criminal. Visitado em 3 de Abril de 2013.
- Ir para cima↑ Prêmio Braskem. Visitado em 12 de janeiro de 2012.
- Ir para cima↑ Cristovam Buarque e Jean Wyllys, os melhores do ano. Visitado em 28 de setembro de 2013 
ESTE É O CARA DE FORMA CORRETA, MUITO RETO NAS PALAVRAS, SIMPLES E MUITO HUMILDE, QUE DEFENDEM OS DIREITOS IGUAIS HUMANOS 
JEAN WYLLYS
Fico muito feliz de ter contribuído com essa vitória, pois a campanha pelo casamento civil igualitário que meu mandato toca desde que fui eleito, em 2011, assim como as reuniões que fiz com vários juízes, as palestras Brasil afora, e os muitos textos que escrevi a respeito do tema, de alguma maneira sensibilizou a sociedade. Minha felicidade será completa quando esse reconhecimento for transformado lei.
Na prática, o casamento civil igualitário, a partir de hoje, é uma realidade no Brasil. Agora o Congresso precisa votar um projeto de lei que altera do código civil e uma proposta de emenda que altera o artigo 226º da Constituição Federal do Brasil, onde os direitos ao casamento e à união estável estão reconhecidos. Estas duas proposições legislativas, de autoria minha e da deputada Érika Kokay (PT-DF), darão essa força de lei que precisamos para materializar essa igualdade proclamada na Constituição. Casas legislativas ao redor do mundo se movimentam nesse sentido, o Brasil precisa acompanhar o ritmo da história.
Quero poder dizer, com todas as letras, que sim, os cidadãos e cidadãs são, de fato, “iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.
Jean Wyllys Deputado Federal pelo PSOL do Rio de Janeiro
http://jeanwyllys.ig.com.br/index.php/2013/05/16/todos-iguais-sem-distincao-de-qualquer-natureza/
LGBT Portugal – Mentalidades, direitos e a sua evolução
Apesar do eventual preconceito e mentalidades fechadas que possam existir, Portugal revela ser uma país com direitos LGBT bem definidos, ainda que nem todos estejam em prática na atualidade. O nosso artigo pretende abordar a temática do ser LGBT em Portugal, o que as pessoas pensam da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénera e quais os recursos e direitos que existem com especial foco nos direitos da homossexualidade, que muito têm dado que falar nos últimos anos. Conheça então como é o mundo LGBT perante a sociedade portuguesa:
DIREITOS HOMOSSEXUAIS
Os Direitos Homossexuais têm vindo a sofrer algumas alterações favoráveis. Por ordem cronológica a evolução dos Direitos Homossexuais é a seguinte:
- 1982 - A homossexualidade é permitida no nosso país;
- 1999 - Foi declarado que homossexuais e bissexuais poderiam ingressar nas forças armadas;
- 2001 - Os casais homossexuais viram os seus Direitos perante uma união de facto reconhecidos;
- 2003 - A homossexualidade é protegida pela Lei do Código do trabalho;
- 2004 - A orientação sexual é incluída no Artigo 13º do princípio da igualdade na Constituição Portuguesa;
- 2007 - É criada uma Lei no Código penal que protege os homossexuais da discriminação e ofensas à integridade física;
- 2009 - Foi introduzido o Tela da homossexualidade na Educação Sexual Escolar: Isso é fato;
- 2010 - Foi promulgado a Lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, considerado um grande passo para a aceitação da homossexualidade em Portugal;
Que Direitos ainda faltam?
Atualmente as comunidades LGBT e simpatizantes, lutam pelos Direitos da adoção homossexuais. Até ao presente a adoção por casais do mesmo sexo não é consentida, contudo já foi objeto de análise e as perspectivas são favoráveis para os casais homossexuais.
O preconceito
Infelizmente ainda existe preconceitos para com os casais homossexuais. Contudo está comprovado que o preconceito tem diminuído, especialmente nas faixas etárias mais novas. Muito dos preconceitos, deve-se a mentalidades antigas que são transmitidas com valores. Este preconceito não se manifesta apenas nas camadas mais velhas. Os mais novos "herdam" esses valores e acabam por refletir o preconceito naus suas personalidades.
Associações LGBT
Existe várias organizações LGBT em Portugal que visam a discussão dos assuntos relacionados com a temática da homossexualidade e a defesa dos seus Direitos. A Equipa o LGBT.pt elaborou uma pequena lista com algumas associações para que conheça o seu trabalho:
 - AMPLOS - A AMPLOS (Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual) é a primeira associação portuguesa que visa mobilizar as famílias de pessoas com uma orientação sexuais diferente a lutar pelos seus Direitos. Esta associação propõe a luta por uma sociedade mais justa numa tentativa de eliminar totalmente a discriminação para com as famílias e adoção homossexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário